← Back Published on

Um insight na área de biologia de tumores

Recentemente li um insight deveras interessante. Vamos analisar juntos👇

O título em si já é um atrativo e remete a uma famosa música do Queen - Under pressure. O artigo “Cells under pressure” se utiliza dessa expressão para mostrar que as células que compõe nosso organismo estão confinadas em espaços pequenos, como “latas de sardinha”.

Intrigante, os autores evidenciam que os espaços apertados em que as células vivem restringe o seu próprio crescimento, e isso também ocorre com células de tumores.

Diversos cientistas mostraram que uma compressão/pressão nas células interfere no seu crescimento e pode até induzir o programa de morte celular. Com esse conhecimento, os autores descrevem duas estratégias que podem impactar as células de tumor.

O que eles fizeram? 👇

Usando a pressão osmótica com osmólitos (pequenas moléculas orgânicas que balanceiam ambientes com estresse) de diferentes tamanhos, conseguiram verificar quais moléculas conseguiam exercer uma pressão nãs células.

As moléculas maiores que fizeram uma pressão osmótica em todo o local o que resultou na compressão das células. Com esse ensaio, os autores perceberam que uma compressão global diminuía o volume do tumor.

Eles concluíram que o estresse sólido global induz a regulação do crescimento e da espalhabilidade do tumor. Uma abordagem interessante e curiosa de grande impacto no desenvolvimento do câncer.

Curiosidade? O que vocês acharam dessa abordagem? Deixe sua opinião ou sua dúvida! 🤎

Referência: Dolega ME, Monnier S, Brunel B, Joanny JF, Recho P, Cappello G. 2021. Extra-cellular matrix in multicellular aggregates acts as a pressure sensor controlling cell proliferation and motility. eLife 10:e63258. doi: 10.7554/eLife.63258.